Alerta Brasil: UE vai dificultar introdução de biocumbustíveis no mercado europeu

Biocombustíveis brasileiros sob escrutínio europeuA União Europeia vai estabelecer critérios mais rígidos para regular a produção e o comércio de biocombustíveis após constatar que a pressão para produzir combustíveis a partir de matéria-prima vegetal causou danos imprevistos, disse hoje o Comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas em entrevista à BBC. O eurocrata confessou à emissora pública britânica que a UE substimou os perigos para as florestas tropicais e os riscos de pressionar a subida dos preços dos bens alimentares ao estabelecer objectivos ambiciosos para substituir a energia fóssil por biocombustíveis.

“Constatamos que os problemas ambientais causados pelo biodiesel e os problemas sociais que lhe estão associados são mais graves do que inicialmente pensámos. Portanto devemos avançar com muita cautela”, afirmou Dimas, ao elaborar sobre o futuro das políticas europeias sobre o assunto: “Devemos estabelecer critérios para salvaguardar a sustentabilidade , incluindo questões sociais e ambientais, uma vez que existem alguns benefícios a retirar dos biocombustíveis”, disse.

Recorde-se que a Comissão Europeia, em Março de 2007, estabeleceu como objectivo o uso mínimo de 10% de biocombustíveis no sector dos transportes até 2020. Agora o Comissário defende que é preferível não atingir aquele objectivo para não prejudicar populações pobres e danificar o ambiente. (pvc)

Leave a Reply