Alemanha: Banco Hypo Real Estate à beira da nacionalização

A nacionalização do banco Hypo Real Estate (HRE) está a ser considerada pelas autoridades alemãs, anunciou hoje a chanceler Angela Merkel, em declarações à ZDF, o segundo canal da televisão alemã. “Nós pretendemos alcançar uma maioria de controlo” do banco, mas “em último recurso, devemos considerar uma expropriação” dos accionistas privados, o que conduziria à nacionalização, precisou a chefe do governo alemão. 

Há várias semanas que as especulações têm aumentado quanto a uma nacionalização total do HRE, o caso mais paradigmático da profunda crise de solvabilidade que afecta a banca alemã.

Desde 2008, o banco já recebeu  50 mil milhões de euros em fundos estatais para se refinanciar mas, mesmo assim, não afastou a inevitabilidade de uma falência.

Os críticos da nacionalização consideram que a salvação do banco bávaro é demasiado cara defendendo o seu desaparecimento do mercado como primeiro passo para limpar o sistema financeiro germânico das metástases financeiras que arruínam a sua saúde.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply