Ahmadinejad prestou juramento como Presidente do Irão

Mahmoud AhmadinejadMahmoud Ahmadinejad prestou hoje juramento para o segundo mandato como Presidente do Irão, após as contestadas eleições de 12 de Junho. No Parlamento muitos dos lugares dos líderes da oposição ficaram vazios. Houve confrontos entre manifestantes e a polícia. Vários líderes mundiais de países como os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unidos e França anunciaram que não iriam enviar a Ahmadinejad qualquer mensagem de felicitações.

O mandato de Ahmadinejad começa perante a pior crise que o país vive nos últimos 30 anos. A oposição próxima de Mir-Hossein Mousavi, o ex-primeiro-ministro que reclama vitória nas eleições, está a planear novos protestos. Uma testemunha contou à Reuters que pelo menos dez pessoas foram detidas esta manhã e estiveram também cortadas as comunicações por telemóvel.

Ahmadinejad referiu-se aos países que criticaram o processo eleitoral no Irão e disse que “alguns governos só querem democracia ao serviço dos seus próprios interesses, não respeitam os direitos das outras nações”. Reagiu também ao facto de vários países terem decidido não enviar mensagens de felicitações: “Ouvimos que alguns líderes ocidentais decidiram reconhecer mas não felicitar o novo Governo. Bem, aqui no Irão ninguém está à espera das vossas mensagens.”

O Presidente iraniano tem agora duas semanas para apresentar um novo Governo que terá de ser aprovado pelo Parlamento. Mousavi e o mullah Mehdi Karroubi já defenderam que o novo Governo será ilegítimo.

MRA Alliance/Público

Leave a Reply