Actual poder de compra dos portugueses ao nível de 1999…

Os portugueses estão cada vez mais longe do estilo de vida dos europeus. O poder de compra das famílias é 76% da média da União Europeia e há mais de uma década que Portugal não descola na escala do bem-estar. Países como a Grécia evoluíram e mesmo os checos e os eslovenos ultrapassaram o nível de vida dos portugueses. É o preço a pagar por anos consecutivos com a produção de riqueza (PIB) estagnada ou a crescer abaixo da média europeia, refere hoje o Diário de Notícias.

Os gregos, que atravessam uma grave crise económica – com as contas públicas desordenadas, em risco de “pré-bancarrota” -, gozam de um estilo de vida superior às famílias portuguesas. Estão quase a atingir o nível de vida médio europeu (94,3%). Os vizinhos espanhóis podem bater recordes de desemprego na UE, mas estão quase 3% acima do nível de vida europeu, calculado com base no PIB per capita, ajustado em paridades do poder de compra (PPC), forma encontrada pelos economistas para fazer comparações entre espaços económicos ou nações.

Os portugueses necessitam de, pelo menos, mais 40% de dinheiro na carteira para ter o mesmo estilo de vida que os alemães.

MRA Alliance/DN

Leave a Reply