UE/Portugal: Assinatura hoje dos fundos QREN, 21,5 mm/bi euros (2007-2013)

QREN - A última chuva de grandes subsídiosPortugal e a União Europeia assinam hoje 10 dos 14 programas operacionais (PO) do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013, num valor total que ascende aos 21,5 mi milhões de euros. As primeiras propostas candidatas aos fundos comunitários podem começar a ser apresentadas já em Novembro. As áreas prioritárias para a aplicação dos fundos vão para a qualificação dos portugueses (seis mil milhões de euros), para os factores de competitividade e para a valorização do território. O projecto do comboio de alta velocidade e o novo aeroporto de Lisboa, independentemente da sua localização, são alguns dos projectos que concorrem às verbas de Bruxelas no âmbito do QREN.

Além dos 21,5 mil milhões de euros previstos para os programas operacionais, Bruxelas poderá ainda atribuir a Lisboa verbas na ordem dos 99 milhões de euros para o desenvolvimento de projectos de cooperação transfronteiriça com Espanha.

O ministro do Ambiente Nunes Correia admitiu que apoios desta envergadura não vão repetir-se. O ministro prefere falar de «grande oportunidade» e da «última de grande dimensão” que os fundos comunitários podem proporcionar a Portugal. «Isto não quer dizer que depois de 2013 não haja fundos comunitários. Haverá mas não terão a dimensão actual. Isso é um bom sinal”, concluiu o ministro.

Leave a Reply